
Hipoclorito de Sódio
Tratamento hospitalar [18, 19]

Após prestados os primeiros socorros, o doente deve ser encaminhado para o hospital. Uma vez que não existe antídoto para a intoxicação por hipoclorito de sódio, o doente é tratado de acordo com a via de exposição e com os sintomas apresentados.
Inalação:
Realização de um exame físico completo e aconselhar a voltar, caso desenvolvam um novo sintoma nas 24h a 36h após a intoxicação. Quando os efeitos são mais severos, realizar uma avaliação da função pulmonar e uma radiografia torácica, tratando depois os sintomas apresentados com fármacos adequados. Doentes com doenças respiratórias poderão vir a ser hospitalizados por 24h.
Ingestão:
O tratamento comum é a ingestão abundante de líquidos, especialmente leite. Quando a solução ingerida é muito concentrada deve ser realizada uma aspiração nasogástrica para avaliar o conteúdo do estômago, analisando o pHe o teor de cloro e sódio. Posteriormente, devem ser administrados fármacos adequados às lesões apresentadas e realizada uma endoscopia.
Contacto com a pele:
O tratamento da queimadura por hipoclorito de sódio é igual ao tratamento para queimaduras térmicas.
Contacto com os olhos:
O doente deve ser encaminhado para o oftalmologista.
[18] GOV.UK. Health Protection Agency. Sodium hypochlorite Incident management. https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/427175/SODIUM_HYPOCHLORITE_Incident_management_v4.pdf. [Acedido a 10-05-2016].
[19] InChem - Chemical Safety Information from Intergovernmental Organizations. Sodium hypochlorite. http://www.inchem.org/documents/pims/chemical/pim495.htm#PartTitle:10. MANAGEMENT. [Acedido a 10-05-2016].